22.11.13

A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo e confesso: comprei o box inteiro totalmente às cegas. Tenho costume de sempre ler resenhas antes de comprar meu livros mas o box estava tão barato e já que gosto de ler o livro antes de ver a respectiva série, resolvi comprar. E baseado neste primeiro livro, não me arrependi nem um pouco da minha compra.

É um livro um tanto cansativo. Não que 'cansativo' seja um sinônimo para ruim, muito pelo contrário. Por outro lado, essa característica, no meu caso, se mostrou apenas no começo, onde tive um pouco de dificuldade em acompanhar a leitura mas depois fluiu de uma maneira inesperada, até eu perceber que o tinha acabado. Me surpreendeu.


Acredito que o começo foi assim devido a quantidade de nomes diferentes e trechos complicados, o que me fez voltar e reler alguns parágrafos, mas nada que comprometesse todo o livro. Digamos que se eu o tivesse lido correndo, perderia muitos pontos da história em si.

Os personagens realmente conseguiram me cativar. Embora sempre tenha aqueles que você se torna indiferente, sofri e sorri por outros. Uma das coisas que mais gostei foi o fato de que o George conseguiu passar um pouco o que cada personagem estava sentindo e como ele passava por cada situação, através dos capítulos que, a cada um, focava uma nova pessoa, mesmo sendo uma narrativa em terceira pessoa.


Eu me apaixonei muito pela capa, eu achei que refletiu bastante o livro. Porém, eles poderiam ter melhorado a qualidade um pouco. Eu entendo que é uma versão de colecionador mas o livro ficou muito frágil, o que nos dá até um certo medo de levar em qualquer lugar. Sobre a diagramação, acho que ficou bem feita e não achei nenhum erro de impressão e nem nada parecido, nisto a editora está de parabéns. E os mapas contidos dentro são muto interessantes e bonitos, além de conseguirem complementar ainda mais o livro.


Ah, não posso deixar de citar como o livro nos transporta para outro mundo. É simplesmente maravilhoso conhecer as casas e entrar neste universo totalmente novo de batalhas, reis, lordes, mágica... A história é muito boa e por mais que eu já tenha lido vários livros do gênero fantasia, foi algo diferente de tudo que já li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
"Vivemos num mundo onde nos escondemos para fazer amor! Enquanto a violência é praticada em plena luz do dia."
John Lennon